Header Ads

CHUVA EM MAIS DE 101 CIDADES ANIMA AGRICULTORES DA PARAÍBA

 As chuvas registradas nos últimos 4 dias em 101 municípios paraibanos entusiasmaram moradores e agricultores que há muito tempo enfrentavam transtornos por conta da estiagem. De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), do dia 1° de fevereiro até ontem, a soma dos índices pluviométricos corresponde a um total de 2.849 milímetros (mm) de água, que atende às expectativas dos meteorologistas.
Apenas ontem houve a incidência de chuvas em 56 cidades da Paraíba, aumentando o volume dos rios Taperoá e Paraíba, que deságuam no açude de Boqueirão. A previsão é que até amanhã o manancial já receba essa água e aumente o volume que hoje está com 21,4% da capacidade.
O Cariri e Sertão foram as regiões que receberam mais chuvas nos últimos dias. Em menos de 24 horas, choveu na cidade de Taperoá, Cariri, 138,5 milímetros. Segundo a Aesa, a precipitação ocorreu entre a tarde de quarta-feira e a manhã de ontem, sendo a maior dos últimos 21 anos na cidade.
Já no município de São José dos Cordeiros, também no Cariri do Estado, houve o maior índice de chuvas na última quarta-feira, com 156,1 mm, segundo a Aesa. Durante a terça-feira passada já havia chovido 77,3 mm na cidade, totalizando 233,4 mm. O segundo maior índice foi verificado em Patos, no Sertão paraibano, onde já foram contabilizados 154,8 mm de chuva.
Os moradores dessas cidades ficaram animados com essas chuvas e compartilharam em redes sociais imagens do cenário modificado pelas águas. Para o patoense Antônio Lima, a chuva foi motivo de muita alegria. “Eu já estava sem muitas esperanças, mas graças a Deus vieram essas chuvas, deu uma diminuída no calor e o mais importante é que agora temos água em nossas casas. Eu fiquei muito feliz e espero que elas continuem”, disse.
As chuvas que ocorreram ao longo dessa semana nas regiões do Cariri e do Sertão, e que possibilitaram o aumento do nível dos rios Taperoá e Paraíba, foram apontadas pelo presidente da Aesa, João Fernandes, como momentos importantes pela longa estiagem que o Estado vem passando. Apesar disso, ele apontou que para as águas chegarem aos reservatórios e elevarem o nível dos principais açudes do Estado, ainda levará um certo tempo.
“O processo de abastecimento dos reservatórios acontece de forma muito lenta. As águas estão na bacia do rio Taperoá, passando por Cabaceiras, e na medida que vão chegando aos lugares secos ela vai se infiltrando. Mas estamos esperançosos.
Nós já esperávamos que chovesse entre esses dias e de fato essa expectativa está se confirmando”, frisou João Fernandes. (Especial para o JP)
Jornal da Paraíba 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.