Header Ads

PARAÍBA REGISTRA 751 HOMICÍDIOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015; 6,4% A MAIS QUE O MESMO PERÍODO DE 2014


Segundo acompanhamento não oficial realizado por um grupo de profissionais da imprensa, segurança, saúde e outras áreas, organizados por meio de uma rede social, denominados de Rede de Notícias Paraíba, o número de homicídios no 1º semestre de 2015, foi superior ao mesmo período do ano anterior.
Os números de homicídios monitorados pelo grupo Rede de Notícias Paraíba, fica expostos e atualizados diariamente em um contador de homicídios publicado no site www.paraibageral.com.br
2014-2015Os números revelam que, enquanto o primeiro semestre de 2014 foram registrados 706 CVLI – Crimes Violentos Letais Intencionais, no mesmo período deste ano foram registrados 751, o que representa um crescimento de 6,4% na quantidade de assassinatos na Paraíba.
Os números da segurança no estado no ano de 2015 tem se revelado preocupantes. O primeiro trimestre teve uma elevação de 15,6% em relação ao ano anterior e durante os seis primeiros meses deste ano, apenas Março e Maio registraram números menores que o ano anterior.
Veja a Tabela             Jan       Fev        Mar        Abr          Mai        Jun     
2014
   125          91         130         121          125        114
2015   149        139         113         126          109        115
A situação da segurança na Paraíba só não está mais grave, por conta da atuação em algumas seccionais no estado, como é o caso de Guarabira, no Brejo paraibano, que alcançou a meta proposta pelo programa Paraíba Unida Pela Paz, conquistando uma redução de 17,1% no número de homicídios.
Ação policial constante e integrada
Na região de Guarabira, onde a Seccional da Polícia Civil é comandada pelo Delegado Wallber Virgolino e a Polícia Militar pelo Coronel Valário, foi registrado a maior redução no número de CVLI do estado durante este semestre, chegando a ser 17,01% menor que o mesmo período do ano anterior.
A redução é fruto de um trabalho permanente e integrado entre as polícias Civil e Militar naquela região, com a realização de várias operações conjuntas, resultando na prisão de dezenas de suspeitos de práticas delituosas.
Além da redução do número de homicídios, o Brejo paraibano registra uma alta taxa de casos solucionados, como ocorreu na “Chacina do Brejo”, onde um casal foi brutalmente assassinado e esquartejado, mas o caso teve o desfecho com a prisão do suspeito em poucas horas.
Na quantidade de casos solucionados também merece destaque a seccional de Campina Grande, onde as equipes que integram a Polícia Civil, também tem conquistado uma taxa acima da média nacional na elucidação das ocorrências.
Reconhecimento
O governo do estado distribui uma justa premiação aos que conquistam a façanha de reduzir os índices de criminalidade, nada mais justo aos homens e mulheres que na contramão dos números gerais do estado, conseguem a proeza de reduzir o número de vitimas da violência.
Os resultados positivos do Brejo paraibano justificam o clamor popular pela nomeação do Delegado Wallber Virgolino, como Secretário da Segurança e Defesa Social do estado.
Do Paraíba Geral

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.