VASCO 2014: polêmica final estadual e uma campanha insossa na Série B
A caravela cruz-maltina navegou em mares tortuosos em 2014. Uma derrota polêmica na final do Campeonato Carioca, a eliminação para o ABC-RN nas oitavas da Copa do Brasil e um modesto terceiro lugar na Série B do Brasileirão resumem uma temporada na qual não houve motivos para comemorações. Nem mesmo quando confirmou a volta à Primeira Divisão o time o fez de forma convincente. Subiu ao empatar com o Icasa, no Maracanã, e deixou o gramado sob vaias.
O título carioca, em decisão contra o Flamengo, ficou perto – um erro de arbitragem definiu que a taça ficaria na Gávea. Pela Copa do Brasil, o Vasco somou mais uma eliminação para um adversário discreto e se despediu ao perder por 2 a 1 para o ABC-RN. Fora das quatro linhas – além da recorrente dificuldade financeira –, o cenário político do clube foi dominado por Eurico Miranda, eleito presidente do clube e, consequentemente, sucessor de Roberto Dinamite no cargo.
Se em 2013 a falta de um goleiro seguro tirou o sono do torcedor vascaíno, este ano foi diferente. Contratado junto ao Olímpia, do Paraguai, Martín Silva assumiu a condição de titular, correspondeu às expectativas e fez com que o Vasco não se preocupasse mais com a posição. A carência da torcida era tamanha que no início de 2014, mesmo defesas fáceis viravam motivo de comemoração nas arquibancadas.
Martín Silva mergulha em direção aos pés de um adversário para fazer a defesa (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)
O time do Vasco não "encaixou" durante toda a temporada. Adilson Batista e Joel Santana – treinadores em 2014 – não conseguiram dar padrão tático e nem uma escalação definitiva à equipe. Apesar de chegar à final do Campeonato Carioca após 10 anos, o Cruz-Maltino foi eliminado pelo ABC-RN nas oitavas de final da Copa do Brasil e ascendeu à Série A num modesto terceiro lugar, atrás de Joinville e Ponte Preta.
Adilson Batista começou e não conseguiu fazer o time vascaíno fluir em campo (Foto: André Casado)
Longe de ser brilhante, mas peça fundamental na temporada. Douglas – artilheiro da equipe ao lado de Edmilson, com 14 gols –, assumiu a função de cérebro do time e se destacou, notadamente, nas cobranças de falta. Ficou próximo de sair como herói da conquista do Carioca ao assinalar 1 a 0 sobre o Flamengo, de pênalti. Após o término da Série B, a pedido do técnico Luiz Felipe Scolari, o Grêmio acertou o retorno do camisa 10.
Douglas comemora gol do Vasco contra o América-RN (Foto: Márcio Mercante / Agência estado)
Dezoito mil torcedores assistiram à vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o Ceará, no primeiro turno da Série B, em São Januário. As equipes disputavam a ponta da tabela, e os gols de Kleber eDouglas(relembre no vídeo abaixo) e a ótima atuação do time de maneira geral foram um dos poucos pontos altos numa temporada decepcionante.
Fonte:Globoesporte.com
Post a Comment