Efeito 3-5-2: defensores do Grêmio vão ao ataque e fazem 47% dos gols
Esquema de três zagueiros e três volantes consegue ser ofensivo e, ao mesmo tempo, eficiente atrás: não leva gol há dois jogos
Estão nos números a comprovação de que o sistema tático encaixou no Grêmio. Desde a implantação do 3-5-2, os comandados de Renato Gaúcho vivem boa fase. São cinco vitórias nos últimos seis jogos, entre Brasileirão e Copa do Brasil, baseadas na sólida marcação. O sistema defensivo não vaza há duas partidas e também é decisivo no ataque, afinal, marcou quase metade dos gols sob a batuta desse esquema. É a aposta para continuar em alta, a começar pelo confronto com a Ponte Preta, sábado, às 18h30m, na Arena, na retomada do Nacional.
O levantamento do GLOBOESPORTE.COM analisou os gols sofridos (cinco) e marcados (13) nos sete jogos nos quais Renato utilizou o 3-5-2. A invencibilidade é de duas rodadas consecutivas, mas Dida também passou em branco em mais uma. Na frente, os defensores (laterais, zagueiros e volantes) foram responsáveis por balançar a rede adversária em 47% - os atacantes, 38% e os meias, 15%.
Usando o tradicional esquema 4-4-2, o sistema defensivo só não foi vazado em uma das seis partidas, contra o Fluminense, e seus integrantes marcaram gols aprenas uma vez, com Riveros, também contra o tricolor carioca.
O 3-5-2, portanto, indica um caminho promissor. Bressan partilha da ideia:
Usando o tradicional esquema 4-4-2, o sistema defensivo só não foi vazado em uma das seis partidas, contra o Fluminense, e seus integrantes marcaram gols aprenas uma vez, com Riveros, também contra o tricolor carioca.
O 3-5-2, portanto, indica um caminho promissor. Bressan partilha da ideia:
- Acredito que o esquema favoreceu as peças que temos no grupo. Reduziu o número de gols tomados. Nos últimos seis jogos, por exemplo, não sofremos em três oportunidades. O Brasileiro mostra que quem não toma gol, briga pela ponta de cima da tabela. E, na frente, as coisas acontecem naturalmente.
Gols marcados no 3-5-2 | Divisão por setor |
---|---|
- Grêmio 1x1 Internacional - Barcos - Bahia 0x3 Grêmio - Riveros, Maxi e G. Biteco - Grêmio 3x1 Cruzeiro - Werley, Barcos e Kleber - Vasco 2x3 Grêmio - Barcos (2) e Ramiro - Santos 1x0 Grêmio - Flamengo 0x1 Grêmio - Pará - Grêmio 2x0 Santos - Souza e Werley | - 5 de atacantes - 38% - 2 de meias - 15% - 6 de defensores - 47% (volantes, zagueiros, laterais) |
Pará, lateral-direito, foi um dos marcadores que deu alegria ao torcedor: marcou no 1 a 0 sobre o Flamengo. Ele acredita que o segredo está na confiança.
- Estou com confiança para fazer o meu trabalho. O apoio do treinador é fundamental. Espero manter a boa fase e continuar ajudando - diz o camisa 2.
Quem ganha com isso é o Grêmio. Ao não depender de apenas um setor, acumula vitórias. Por hora, suficientes para se manter em terceiro no Brasileirão e estar nas quartas da Copa do Brasil. Mas os jogadores querem mais.
Fonte: Globoesporte.com
Post a Comment